EVITANDO A ANGÚSTIA, A LOUCURA E O SUICIDIO.

Evitando a angústia, loucura e o suicídio.

A calma , a resignação profunda , a fé em DEUS e a fé no futuro são o meios que deveremos usar para amenizarmos o sofrimento e evitar a loucura e o suicídio.
O suicídio e a loucura não resolvem os efeitos dos infortúnios e das decepções. Ao contrário: abreviando-se os dias de vida, liberta-se de um mal e entra-se em outro mais longo e terrível, pois ninguém viola impunemente a lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a sua vida.
A maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem coragem de suportar.
A principal causa do suicídio é a incredulidade, dúvida sobre o futuro, idéias materialistas e revoltas são os maiores incitadores do suicídio, porque ocasionam a covardia moral.
O materialismo e a incredulidade conduzem ao suicídio e a loucura porque nos oferecem unicamente  o nada e, sendo o nada a única perspectiva, mais vale buscá-la imediatamente do que continuar sofrendo.
Mas Deus não criou a vida para o nada, o espírito é imortal e sobrevive infinitamente numa constante evolução moral de acordo com o evangelho , portanto a vida não acaba com a morte do corpo físico , ela continua

O homem vive algum tempo sem alimento, pouco tempo sem água, mas não vive sem esperança.

A reencarnação  e a continuidade a vida evita a loucura e o suicídio fazendo-nos confiantes no futuro, levando-nos a entender que os sofrimentos são passageiros e infundindo-nos esperança.

Existindo esperança, há razão para viver.

O espiritismo nos mostra através dos próprios suicidas e de suas revelações da situação infeliz que o suicídio leva à terríveis sofrimentos e afastamento temporários das pessoas que mais gostam.
O planeta Terra é um mundo de provas e expiações onde o mal sobre sai sobre o bem e é onde temos a oportunidade através de nossos esforços e de nossas tendências que nos farão um dia gravitar, quando estivermos suficientemente purificados e aperfeiçoados  em mundos mais elevados e felizes.

Nossos sofrimentos são o fruto de nossas ações delituosas do passado.

O sofrimento, ao invés de ser uma desgraça, constitui a oportunidade dada por Deus para corrigir nossos erros. Na fé  encontramos o remédio seguro do sofrimento. Ela nos permite ver que as maiores dores de hoje são o prenuncio da felicidade que nos aguarda amanhã.

Aquele  que cre é forte pelo remédio da fé e aquele  que duvida é punido pelas angústias das aflições.

O sofrer é motivo de alegria , mas o sofrer resignado de quem sabe que está quitando graves débitos com a lei de Deus. Aquele que sofre resignado tem fé e esperança em futuro melhor.

O evangelho de Jesus é o meio mais suave de se conseguir o sofrer resignado.

Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário